Trabalho realizado com os alunos do 1º 01 EMIEP da Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura, do município de Guarujá do Sul S/C. Durante as aulas do Estágio Curricular Supervisionado, no componente curricular de Língua Portuguesa. O conteúdo abordado pelo trabalho proposto é o sentido CONOTATIVO e o sentido DENOTATIVO de frases popularmente conhecidas.
Lembrando que, às vezes a mesma frase pode apresentar duas (ou mais) possibilidades de interpretação.
Observe:
“João quebrou a cara.”
Em seu sentido literal, frio, impessoal, entendemos que, João, por um acidente qualquer, fraturou seu rosto. Entretanto, podemos entender que a mesma frase, num sentido figurado, como “João se saiu mal”, isto é, tentou realizar alguma coisa e não conseguiu. Portanto, durante a interpretação, podem ocorrer duas possibilidades:
- na primeira, a palavra apresenta seu sentido original, impessoal, independente do contexto, tal como aparece no dicionário; nesse caso, prevalece o sentido denotativo ou a denotação do signo lingüístico;
- na segunda, a palavra aparece com significado alterado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que é empregada; nesse caso, prevalece o sentido conotativo ou conotação do signo lingüístico.
Fica mais fácil para lembrar assim:
Conotativo
Criado
***
Denotativo
Dicionário
O trabalho proposto deveria obedecer aos seguintes critérios:
- Conter a expressão popular
- Conter uma ilustração referente ao sentido denotativo da frase
- Conter uma explicação por escrito do sentido em que a expressão é utilizada em nosso cotidiano, ou seja no sentido conotativo.
Vejamos os trabalhos com os provérbios e seus respectivos autores :
Alex Luan Welter e Maiara Käfer
Daiana Mieres e Daniela Bohnenberger
Iohana Eloise Weiss e Taiana Cristina Vinciguerra
Jessica Czicheck e Daiana Tenroller
Fernanda Betti, Brenda Butinski e Jaqueline Debortolli
Eliane Porn e Fernada Andrioli
Daniela Campos e Maikeli Colombo
Tainara Gabrieli Vinciguerra e Camila Schieferdecker
Nenhum comentário:
Postar um comentário